http://repositorio.unb.br/handle/10482/10083
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_FabianoFerreiraCostaVale.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | "Enxoto de imagens luxuriantes" : o processo de escrita em Angústia, de Graciliano Ramos |
Autor(es): | Vale, Fabiano Ferreira Costa |
Orientador(es): | Sousa, Germana Henriques Pereira de |
Assunto: | Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Angústia Literatura brasileira - história e crítica Análise do discurso literário |
Data de publicação: | 16-Mar-2012 |
Data de defesa: | 28-Jul-2011 |
Referência: | VALE, Fabiano Ferreira Costa. "Enxoto de imagens luxuriantes" : o processo de escrita em Angústia, de Graciliano Ramos. 2011. 120 f. Dissertação(Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Procurou-se nesta dissertação tratar do processo de escrita presente em Angústia, de Graciliano Ramos. Entende-se por processo de escrita os fatores estilísticos utilizados por um autor na produção de uma obra de arte literária. Sendo forma social, a obra de arte é capaz de romper com o mundo da reificação, mesmo fazendo parte dele. Nesse sentido, os elementos de composição são duplamente organizados, seja por fatores internos, em nível autoral, seja por externos, como a tradição, a sociedade e a história. Portanto, a economia livresca entra em consonância com a economia da vida humana que, por razões históricas, é a do capital. Sendo assim, analisou-se a narrativa, os personagens, o narrador-protagonista e seu discurso como movimento interno da obra; como movimentos externos, refletiu-se sobre o solapamento da sociedade escravocrata brasileira, a Revolução de 1930 e a Era Vargas, em nível local; e a crise de 1929, as duas guerras mundiais, a ascensão de regimes fascistas, como fatores de uma história universal. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT In this dissertation, it was sought to study the writing process on Angústia, by Graciliano Ramos. It is understood by writing process the stylistic factors used by an author in the production of a literary work of art. As a social form, the work of art is able to break the world of reification, even if it is part of it. In this sense, the elements of composition are doubly organized, either for internal factors, in authorial level, either for external factors, tradition, society, history. Therefore, the bookish economy enters in line with the life economy that for historical reasons it is the capital. Thus, it was analyzed the narrative, the characters, the narrator-protagonist and his discourse as the book internal movement; as external movement. It was also thought about the washout of the slavery society, the 1930’s Revolution and the Vargas Era, at a local level; and the 1929’s crisis, the two world wars, the rise of fascism as factors from a universal history. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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