Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10081
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MonicaLucheseMarques.pdf910,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de-
dc.contributor.authorMarques, Mônica Luchese-
dc.date.accessioned2012-03-16T12:41:05Z-
dc.date.available2012-03-16T12:41:05Z-
dc.date.issued2012-03-16-
dc.date.submitted2011-10-11-
dc.identifier.citationMARQUES, Mônica Luchese. A ação pedagógico-musical na educação infantil: um estudo de caso com professora de música. 2011. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10081-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2011.en
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou compreender a ação pedagógico-musical de uma professora de Música, que atua em uma escola regular de Educação Infantil em Brasília. A partir desse objetivo, fundamentou-se o referencial desta investigação no conceito de ação pedagógica de Sacristán (1999) e nos momentos em que essa se evidencia: pré-ativa, interativa e pós-ativa, segundo Gauthier et al (2006). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o Estudo de Caso instrumental. Os instrumentos de coleta de dados foram: 1) entrevista semiestruturada com a professora de Música e 2) observação das aulas de Música. Para complementar os dados foram também realizadas: entrevista com a coordenadora da escola, observações das reuniões de pais da escola, questionário para os pais ou responsáveis, e uma entrevista após as observações, para esclarecimento de dúvidas, com a professora de Música. Os resultados encontrados revelam que a ação pedagógico-musical da professora de Música possui a intencionalidade e a finalidade em aspectos musicais, enfatizando a influência de sua formação em Educação Musical. Percebeu-se que a construção do seu conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e sobre o desenvolvimento musical infantil foi sendo construído na prática por meio da observação, vivência, comparação e experimentação em sala de aula. Identificou-se as diversas formas de atuação da docente na escola: conjunta, colaborativa e isolada, mostrando o quanto o profissional especialista em Música pode contribuir para a rotina de uma escola regular de Educação Infantil e quais elementos compõem seu “repertório de conhecimento” para atuar nesse contexto educativo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe research in question intended to investigate the Music Education working strategy of a Music Teacher employed in a regular primary school in Brasilia. From this premise, the referential system of this investigation was based on the concept of Educational Action of Sacristán (1999) and in its application stages: Pre-Active, Interactive and Post-Active, according to Gauthier et al (2006). The methodology applied were those of qualitative approach and of Instrumental Case Study. The procedures for data collection were: 1) Semi-structured interview with the Teacher and 2) Observation of Music classes. Complimentary data was also gathered through interviews with the school's coordinator, attendance to school's parental meetings, questionnaire answered by parents or tutors, and an interview with the Music Teacher done after the observation process, with the purpose of factchecking . Results show that the strategy of Music Education implemented by the Teacher is driven by the intent and the finality of musical aspects, emphasizing the influence of his/her background in Musical Education. It becomes evident that the construction of his/her knowledge of children's development, either in musical as in other fields, was built on a practical basis: through observation, application, comparison and experimentation in classroom. The distinct working methods applied by the teacher were identified as: conjoined, collaborative and isolated, showing how much a professional Music specialist can contribute to the schedule of a primary school and, finally, which elements compose his “Knowledge Repertoire” put in action in this educational context.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA ação pedagógico-musical na educação infantil : um estudo de caso com professora de músicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAção pedagógico-musicalen
dc.subject.keywordMúsica em educação infantilen
dc.subject.keywordRepertório de conhecimentosen
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.