Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10050
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaelBatistadeSousa.pdf657,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um concerto de vozes dissonantes : o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso
Autor(es): Sousa, Rafael Batista de
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Cardoso, Lúcio, 1913-1968
Literatura moderna
Literatura brasileira
Data de publicação: 6-Mar-2012
Referência: SOUSA, Rafael Batista de. Um concerto de vozes dissonantes: o moderno e o arcaico em crônica da casa assassinada de Lúcio Cardoso. 2011. 123 f. Dissertação(Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação pretende analisar o último romance publicado em vida pelo escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968), Crônica da casa assassinada (1959). Com esta análise buscamos compreender as relações entre forma estética e processo social como integrantes de uma obra capaz de problematizar, pela via da arte, a dinâmica histórica brasileira marcada pela dialética entre atraso e modernidade. Essa relação é observada na composição do romance que se constrói a partir da desagregação de uma tradicional família do interior de Minas Gerais do início do século XX. Assim, o presente estudo tem como objetivo perseguir as marcas da ruína e da desagregação na temática e, sobretudo, na forma do romance, de maneira a ver nele e por ele a representação da formação contraditória da modernidade periférica da nação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation intends to analyze the last novel published by Lúcio Cardoso (1912-1968) while still alive, Crônica da casa assassinada (1959). In it we seek to understand the relations between aesthetic form and social process as integrants of a work capable of questioning, for the way of the art, the brazilian historical dynamics marked by the dialectic between backwardness and modernity. This relation is observed at the composition of the novel that is constructed by the disaggregation of a traditional family from Minas Gerais in the early twentieth century. Thus, this study aims to pursue the marks of the ruin and the disaggregation at the novel’s motive and form, observing in it and for it the representation of the contradictory formation of the peripheral modernity of the nation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.