Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10035
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_PauloSilvaPazNeto.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorPaz Neto, Paulo da Silva-
dc.date.accessioned2012-03-05T14:07:38Z-
dc.date.available2012-03-05T14:07:38Z-
dc.date.issued2012-03-05-
dc.date.submitted2011-07-20-
dc.identifier.citationPAZ NETO, Paulo da Silva. Investigação sobre a percepção discente da utilização de objetos de aprendizagem. 2011. 117 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10035-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade realizar uma investigação sobre a percepção discente do Curso Técnico em Informática do IFTO – Campus Palmas, sobre a utilização de Objetos de Aprendizagem na disciplina “Redes de Computadores”. O objetivo é identificar – segundo a percepção discente daqueles que usaram os OAs – características positivas ou negativas no suporte ao processo de aprendizagem. Os seguintes OAs foram utilizados: Cabo Para Redes Ethernet, Topologias, Hubs e Switches, e Roteadores. Segundo a pesquisa esses demonstraram ser essenciais para o entendimento da disciplina Redes de Computadores. Entendemos que a aprendizagem é um fenômeno extremamente complexo, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações. O processo de aprendizagem é desencadeado a partir da motivação. Esse processo se dá no interior do sujeito, estando, entretanto, intimamente ligado às relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que os estudantes tenham motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento. Pretendemos identificar e categorizar as percepções discentes sobre o uso de Objetos de Aprendizagem na disciplina Redes de Computadores. Para isso, dez estudantes do Curso Técnico em Informática foram selecionados para a pesquisa. A metodologia consiste em três aspectos: revisão da literatura na área, procurando também dissertações de mestrado ou doutorado sobre o tema; aplicar os OAs com os dez estudantes, bem como capturar essas sessões mediante aplicação de questionários. Uma vez coletados os dados da revisão bibliográfica e das sessões de uso de OAs, os dez responderam um questionário para obter suas opiniões sobre a utilização dos mesmos. Foram concluídas as entrevistas e as fontes de dados analisados, sendo os resultados escritos e apresentados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aims to conduct an investigation into student perceptions of the undergraduate in Computer IFTO - Campus Palmas on the use of Learning Objects in the discipline "Computer Networks". The goal is to identify - as perceived by those students who used the LOs - positive or negative features to support the learning process. The following OAs will be used: Cable For Ethernet networks, topologies, hubs and switches, and routers. These are grounding to understanding the discipline Computer Networks. We understand that learning is an extremely complex phenomenon, involving cognitive, emotional, organic, psychosocial and cultural.Learning is the result of the development of skills and knowledge, and the transfer of these to new situations. The learning process is triggered from the motivation. This process takes place within the subject, being, however, closely linked to exchange relations that it establishes with the environment, especially their teachers and classmates. In school situations, the interest is essential if the student has grounds for action in order to appropriate knowledge. We intend to identify and categorize students' perceptions about the use of Learning Objects in Computer Networks course. For this ten students of the course will be selected for the survey. The methodology consists of three aspects: a review of the literature in the area also looking for masters or doctoral dissertations on the subject, apply the LOs with ten students and capture these sessions through questionnaires. Once collected data from the literature review sessions and use of LOs, the ten will be interviewed to obtain their views on their use. Once the interview data sources will be analyzed and the results written and presented in this work.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInvestigação sobre a percepção discente da utilização de objetos de aprendizagemen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTecnologia educacionalen
dc.subject.keywordAprendizagem - inovações tecnológicasen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10035/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.